O papel do Coordenador de vanguarda.

Debate aberto sobre a visão do mercado e responsabilidades do coordenador em uma Academia na 9ª IHRSA Fitness Brasil 2008.

"Plano de carreira para profissionais dentro da academia".

O mercado está cada vez mais competitivo e as academias tem papel decisivo no desenvolvimento de suas equipes e principalmente no desempenho dos seus coordenadores.

Conteúdo da apresentação de Patrícia Pirozzi na mesa redonda da 9ª IHRSA Fitness Brasil sobre a importância do coordenador.

  • Español
  • Português

"Contratar e desenvolver talentos é o maior desafio."

De acordo com recente pesquisa realizada pelo IBGE, 55,29% da economia brasileira é baseada em serviços. Estamos em um período transitório, de “o que produzir” para “como produzir”, ou seja, saber alcançar um alto desempenho nos aspectos que seu cliente mais valoriza. E mais! com tantos recursos tecnológicos, o que faz a diferença entre um produto e outro é o serviço agregado: a atitude da empresa voltada realmente para atender as necessidades de seus clientes.

Atendimento e desempenho do Coordenador são palavras chave para a diferenciação, a forma mais simples e barata de encantar e fidelizar os clientes. Segundo Peter Drucker: "No futuro existirão dois tipos de empresas: as que atendem e servem seus clientes e as mortas”

Se a sua academia ainda não tem essa atitude focada no atendimento a pessoas, não perca tempo e prepare a equipe para servir e encantar seus alunos, participe do processo de crescimento e faça com que o aluno confie em você e na sua empresa.

Liderança: um trabalho em constante evolução.

O que funcionou no passado não necessariamente funcionará nos próximos anos. Os verdadeiros coordenadores reconhecem isso, se adaptam e ensinam suas equipes a se adaptarem também.

Entender as tendências e motivações naturais das pessoas pode ajudar a traçar planos, criar disciplina para o coordenador, no sentido de tratar as deficiências ou achar pessoas para preencher as lacunas. Quanto mais os coordenadores estiverem sintonizados consigo e com a equipe, mais forte a organização será como um todo.

Desafios do Coordenador.

O coordenador adquire desafios importantes que definem seu futuro profissional e o Plano de Carreira que irá traçar juntamente com a empresa, a partir das características essenciais para o seu crescimento:

  • Relacionamento humano
  • Excelência na execução do trabalho, conhecimento e formação técnica
  • Crescimento da receita
  • Execução constante da estratégia da equipe
  • Aumento dos lucros
  • Encontrar professores talentosos e qualificados
  • Consolidar a fidelidade dos clientes e conseguir retê-los
  • Velocidade, flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças
  • Reputação da empresa, missão e negócio
  • Estimular a inovação, a criatividade e o espírito empreendedor
  • Velocidade de respostas às demandas do mercado.

O Plano de Carreira depende das experiências adquiridas em todos os departamentos, considerando a gestão de capital humano, que permite aos líderes e colaboradores a oportunidade de vivenciar a missão da empresa, de uma maneira prática. Além disso, deve estar alinhado ao desenvolvimento de habilidades de liderança.

Sugestões para melhorar as habilidades de liderança alinhadas ao Plano de Carreira:

  • Peça Feedback de suas qualidades,
  • Adote um orientador pessoal,
  • Identifique potenciais líderes em sua equipe e treine-os,
  • Enfatize e promova o desenvolvimento de habilidades de outras pessoas,
  • Empreeenda novos projetos,
  • Explore outros segmentos.

O ideal é contratar profissionais que estão cursando faculdade de educação física, para que ingressem na empresa inicialmente pela recepção, evoluindo para: consultoria de vendas, assistente e estágio de musculação, ginástica ou natação, professor, chefe de sala e, finalmente, coordenador. Desta forma terá contato direto com as funções vitais da academia.

Vantagens competitivas profissionais.

Quais as vantagens competitivas para um profissional traçar seu Plano de Carreira?

  • Percepção para levantar riscos e oportunidades, prever o que vai ou pode acontecer.
  • Idéias para enfrentar ameaças e aproveitar oportunidades.
  • Capacidade de fazer e de se relacionar.

O Plano de Carreira depende do poder de liderança, é estado de espírito, postura e atitude.

O coordenador precisa ser inspirador. É aquela pessoa que, com seus sonhos e sua força, contagia todos, para que realizem as transformações necessárias. Administrador, tem um plano para chegar ao seu objetivo. Saber ser chefe e satisfazer as necessidades da empresa alinhadas à missão e ao negócio. Transformador, que transforma riscos em oportunidades.

Uma equipe talentosa é liderada por um coordenador ativo que se preocupa com o desenvolvimento intelectual e pessoal dos seus colaboradores.

O coordenador é responsável por aquilo que acontece com seu grupo. Se as coisas não estão indo bem como deveriam, só uma pessoa deve mudar: o coordenador! É o referencial que a equipe observa todos os dias, para saber o que deve prevalecer. Se for preciso mudar algo, ele deverá olhar pra dentro de si. Antes de pensar em demitir alguém, é importante perceber que ele é o começo de tudo e que as coisas só mudarão se ele mudar.

O Coordenador de Vanguarda e o Plano de Carreira.

“Coordenador de Vanguarda” é o profissional ativo, que trabalha em campo, prospectando e fidelizando clientes internos e externos.

O Plano de Carreira deve ser desenvolvido com o objetivo de estimular os integrantes da equipe a serem agentes da excelência. Depende do ciclo de vida do capital humano e do tempo para poder desenvolver talentos, o que não depende de prazos pré-estabelecidos e sim do histórico profissional com relação ao atendimento e motivação de pessoas.

O maior desafio do mercado é desenvolver profissionais globais, já que é assim nos negócios de uma maneira geral. Empresas, profissionais de vanguarda e empreendedores treinam suas equipes para que possam enfrentar problemas alinhados à cultura da empresa, com conceito de colaboração.

Nossos profissionais poderão ser exportados no futuro, porque possuem qualificação técnica e características positivas para correrem riscos e estimular pessoas a praticar atividade física através da emoção e do RELACIONAMENTO.

O papel da Mentor na escolha do profissional certo.

A filosofia do trabalho de Consultoria da Mentor é identificar talentos e auxiliar no desenvolvimento profissional e pessoal de gestores, líderes e colaboradores, permitindo maior desempenho e produtividade. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a exponenciar seu negócio através do desenvolvimento de profissionais.




Mentor

Desenvolvimento de sites no topo do Google.

Copyright © 2014 mentor Ltda..
Rua Tabapuã, 474/63, Itaim Bibi, São Paulo - SP - Brasil, CEP 04533-001
55-11-3078-0310